Monday, April 7, 2008

Noite de Estreia

Hoje foi mais uma estreia absoluta.
Nela não podes ser nada senão o protagonista.
Toda a gente te dava os parabéns mesmo antes de entrares em palco e antes mesmo de dizeres alguma coisa que os merecesse.
Sucesso. É isso que as pessoas esperam de ti, desde o primeiro instante.
Não está vento. Parece que escolheste a noite perfeita. Ou que ela se tornou perfeita à tua medida.
Lá fora, fumas o último cigarro antes de entrar, encostado à parede.
Mas eu sei como tu adoras os bastidores.
Entraste no meu camarim e roubaste o meu papel, apoderaste-te dele como se nunca me tivesse pertencido. Desde então, apetece-te o sabor a bastidores.
Mas está na hora, dizem-te.
E tu, ansioso mas cansado, nervoso mas entediado, passas uma última olhada no guião.
E estás pronto. Não podes não estar.
Segundos antes de entrares escolhes uma das muitas máscaras que tens.
E sem te aperceberes, estás em palco.
E eu sei que tu adoras o palco.
Todas as atenções centradas em ti, a receberem-te com aplausos. Deve ser bom voar assim.
Na noite de estreia divirto-me a descobrir a tua máscara. O que há nela que, desta vez, é verdadeiro e o que, hoje, tu interpretas.
E eu sei de todos os teus truques e conheço todas as tuas manias.
Do palco, tu ouves-me, sentes-me.
Procuras-me sem te desconcentrares mas não consegues. Há demasiados focos, há demasiados rostos.
Ajeitas o nó da gravata e aí eu sei como te sufoca.
No fim, chovem rosas aos teus pés.
E eu sei como tu adoras essa vida de actor, como a magia de ser quem queres te seduz.
Porque para ti é isto.
A vida, nós, a pele, o pano a cair.
Somos uma peça numa noite de estreia.

2 comments:

Laura Felício said...

São noites de estreia todos os dias que vivemos. Todas as decisões tomadas, acertadas ou não. São noites de estreia todas as frases soltas, todas as paixões, carinhos, afectos. É em todas estas noites que te tornas um guião, um ponto, um porto seguro. O ponto que me ajuda a improvisar todos e quaisquer dias.
Obrigada por estares semore lá, naquela caixinha claustrofobicamente colocada junto a meus pés. Não sou de todo superior, sou sim dependente de ti. De pontos. De portos. De amigos.

Laura Felício said...

AMO O TEU BLOG COMO ESTA'!
PARANBENS BLOG! LOVE YOU M :)!