Monday, October 29, 2007

"Back-seat"

Já passou algum tempo desde que tive de optar por um curso no secundário mas o assunto é permanentemente presente.
A minha irmã tem de fazer a mesma escolha este ano, amigas mais próximas mudam de curso e ainda mais próximas nem estão no curso onde realmente gostariam de estar por impedimento dos paizinhos que insistem em conduzir os meninos pelos caminhos mais frutivos do ponto de vista lucrativo.
Não importa se os filhos passam a vida a comprar telas para desenhar porque serão grandes biólogos daqui a 10 anos.
Os filhos pouco ou nada podem fazer contra isso, normalmente a autoridade é imposta sem um centímetro para discussão, e assim são levados desde cedo pelas "pegadas" do papá e da mamã, o que não seria mau de todo se fosse o que realmente quisessem, mas nesse ponto já nem têm noção do que é o "eu quero para o meu futuro", vivem alienados.
Este é apenas um dos exemplos que mostram prontamente que há pouca gente que tem a sorte de conduzir a sua vida e meter-se pelos atalhos que achar melhor, e se por acaso se enganar, assumir as consequências e os riscos.
Hoje, e em quase todas as situações, os jovens sentam-se confortavelmente no banco de trás e deixam o lugar de condutor para outra pessoa. Dá tanto trabalho "conduzir", é cansativo!
Isto torna-nos tão influenciáveis, tão acomodados, alienados, não arriscamos nem tentamos sequer, e somos infelizes sem o saber.
Isto remexe todo o meu eu aqui dentro.
Eu aconselho muito mais vezes o "faz" do que o "Oh não, não vale a pena".
Portanto, meus colegas de faixa etária, passem para o banco da frente e metam o cinto.
Ousem mesmo viver a vossa vida

1 comment:

Bets said...

Gosto de ver que, cada vez mais, vais no banco da frente da tua vida!
Ah... e que maravilha ter alunas que escrevem assim nas minhas aulas!
Obrigada, amiga